Meninos de Rua

Projeto Meninos de Rua

O projeto “Meninos de Rua”, visa identificar e atender às necessidades básicas de crianças e adolescentes em situação de rua, contribuir para a diminuição da insegurança e violência, em parte do Município do Rio de Janeiro, encaminhar e acompanhar os casos mais complexos, através de parcerias e ampliar o atendimento oferecendo formação básica para a inserção no mundo do trabalho de adolescentes e jovens em situação de risco social. O projeto com a Casa de Acolhida Frei Carmelo Cox visa dar continuidade ao processo de reintegração sócio familiar e à redução de danos, oferecendo-lhes proteção contra as ameaças da vivência noturna de rua ou violência e negligencia familiar.

Pretende-se possibilitar a ampliação do universo informacional e proporcionar vivências para o alcance da autonomia, do protagonismo social e para a promoção da integração e inserção no mundo do trabalho oferecendo cursos básico de formação e capacitação profissional. Amplia-se o atendimento desta formação para um público jovens até 21 anos e 11 meses. Este projeto qualifica e complementa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promove a integração ao mercado de trabalho em consonância com a Consolidação das Leis Trabalhistas e a promoção do atendimento nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social observadas ações protetivas previstas no ECA.

Nesta fase do projeto pretende-se também solidificar a sistematização da metodologia da intervenção e favorecer a replicação desta metodologia através de atividades de formação e intercâmbio entre educadores e técnicos da área social e de garantias de direitos e ampliar a ação formativa da Associação Beneficente Amar não somente voltadas para as crianças atendidas mas também para um público mais amplo que se relaciona com os meninos nas ruas e em geral a opinião pública afetada pela violência na cidade do Rio de Janeiro.

A metodologia da presente proposta de trabalho está baseada na experiência da organização, que usa o Sistema Preventivo da Educação, que através da aproximação pessoal e na relação de confiabilidade educador\educando, dá início ao processo de construção de um projeto de vida. O projeto quer estimular o desenvolvimento de adolescentes e jovens oferecendo alternativas à marginalização que cerca suas vidas, ampliando suas potencialidades e talentos, dando a possibilidade de formação para a inserção no mundo do trabalho.

O Projeto Meninos de Rua – Caminhos para o Amanhã é desenvolvido pela Associação Beneficente AMAR, conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e com o apoio da KIYO.

PROJECT DETAILS

Patrocinador