Endereço de acolhimento em Vila Isabel – Reportagem no O Globo

Casa Carmelo Cox, mantida pela Associação Beneficente Amar, abriga meninos em situação de risco social

São 18 meninos recebendo orientação psicológica, pedagógica e muito carinho. Na Casa Frei Carmelo Cox, em Vila Isabel, o objetivo é cuidar de crianças e adolescentes vítimas de violência ou negligência das próprias famílias, reintegrando-os da melhor forma aos responsáveis ou encaminhando-os para adoção. Mantida pela Associação beneficente Amar, a casa funciona desde 2010, e conta com doações e trabalhos voluntários.

— Muitos chegam aqui com hematomas, mas as feridas mais difíceis são as da alma. Temos que trabalhar a autoestima desses meninos, e fazer um trabalho de acompanhamento junto às família, para que o retorno para casa seja possível — Roberto José dos Santos, um dos fundadores da Amar e coordenador da casa.

A Carmelo Cox tem capacidade para abrigar 18 meninos, de 6 a 14 anos, e um prazo de dois anos para reintegrá-los às famílias. Durante o período, contam também com um programa de apadrinhamento, no qual voluntários “adotam” as crianças e ajudam a cuidar delas, responsabilizando-se por roupas, calçados, remédios e, principalmente, atenção.

— O apadrinhamento é muito importante, pois a criança sente que tem alguém em especial cuidando dela. Em alguns casos, os padrinhos acabam adotando oficialmente as crianças, num processo natural — avalia Santos.

A psicóloga Denise Ghazi ressalta que as crianças podem não superar totalmente seus traumas, mas precisam perceber o acolhimento:

— Nosso objetivo é mediar os conflitos na família e estreitar o vínculo de confiança. Nem sempre é possível, mas temos bons exemplos. Com os adolescentes, o mais importante é trabalhar a autonomia e a inclusão.

Fabiano Farinha, de 30 anos, é prova de que o esforço vale a apena. Na adolescência, ele passou por projeto semelhante desenvolvido pelos mesmos fundadores da Amar, e hoje é coordenador pedagógico da casa.

Rua Duque de Caxias 101, Vila Isabel. Mais informações: www.acaminho.org.br e 2501-2871

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/endereco-de-acolhimento-em-vila-isabel-12388148